Criar um Site Grátis Fantástico
O que fazer em caso de Dengue

 
A dengue é uma doença que esta voltando com força. São muitos os município baianos que estão em situação de epidemia. Apesar da importância das ações preventivas, é necessário saber como proceder em caso de dengue. São muitas as perguntas:
...

 

  1. Onde ir? 
  2. Que remédios posso tomar?
  3. Como posso saber que estou com dengue hemorrágica?
  4. O que devo fazer para amenizar meus sintomas e ter uma dengue o mais branda possível?

...

Dentre muitas outras....

.

Pois bem, a dengue é uma doença aguda e que tende, em sua maioria das vezes, em um prognóstico benigno. Geralmente, a grande maioria das pessoas tem uma dengue branda com febre, mialgia, artralgia, cefaléia e dor retro orbitária podendo, ou não, apresentar exantemas. Estas pessoas, depois de um tempo, começa a melhorar, devagarinho até que ficam boas.
.
Não há a necessidade de atendimento hospitalar para elas. No seu PSF, o seu médico ou a equipe de enfermagem podem muito bem fazer o seu acompanhamento sem nenhum problema. Então em caso de dengue devemos primeiramente procurar a Unidade Básica de Saúde, indo ao hospital somente em caso de emergência; pois isto sobrecarrega o hospital e o município acaba não tendo condições de prestar uma assistência humanizada a todos.
.
Lembre-se de algo muito importante: "Não existe remédio contra a dengue". Isto significa que não existe nenhum remédio que mate o vírus da dengue. Quem controla a dengue é o próprio organismo. Entretanto existem remédios que amenizam os sintomas e fazem a pessoa passar por uma dengue "mais branda". Quais são eles? São dois basicamente: Dipirona e o Paracetamol. Nunca, em hipótese alguma, deve-se utilizar medicamentos que contenha o ácido acetilsalicílico. É preciso ler a bula com muito cuidado; pois muitos remédios têm o acido acetilsalicílico. O ácido acetilsalicílico interfere na coagulação do sangue e, em caso de dengue, pode ser fatal. Devemos ainda lembrar que não podemos nos auto medicar. Devemos procurar a Unidade Básica de Saúde para uma Avaliação Médica, ou de Enfermagem, caso o município tenha O Protocolo de Enfermagem para Assistência aos Pacientes com Dengue implantado.
.
é sabido que uma pequena porcentagem dos pacientes vão evoluir para a Dengue hemorrágica. O nome não é bom. Quando fala em Dengue hemorrágica você  pensa que tem que ter sangramento, não. Você pode tem um pequeno sangramento nasal ou na gengiva e ser dengue comum. E também pode ter dengue hemorrágica sem sangramento. Na dengue hemorrágica os vasos sanguíneos (por onde corre o sangue) ficar mais "sensíveis" e o sangue acaba escapando para os tecidos vizinhos. Isso pode acontecer em qualquer parte do corpo; ou seja, qualquer órgão pode ser afetado devido a dengue hemorrágica. A dengue hemorrágica caracteriza-se por tonturas fortes, inquietação ou sonolência, dores abdominais intensas e tontura quando levanta. Se você esta sentido alguns destes sintomas; aí realmente, deve procurar o hospital o urgentemente.
.
Uma queixa que tenho ouvido muito dos pacientes é que teve dengue tão forte que precisou ir ao hospital 3 ou 4 vezes. Veja bem. Geralmente sempre faço a mesma pergunta: Veja bem,Quando  você foi ao hospital o médico prescreveu o que? A resposta é unânime: Soro. Aí eu pergunto: E em casa, você tomou soro? Mais uma vez a resposta é unânime: Não.
.
Aí eu respondo: Veja bem, o médico não prescreveu o soro porque foi com sua cara ou porque tinha muito soro no estoque do hospital. Ele fez isto por uma razão muito simples, para hidratar você. A função do soro é hidratar o paciente com suspeita de dengue. Mas não é somente hidratar por hidratar; senão ele teria prescrito água destilada e não soro (rsrsr).
.
O soro, entre outras coisas, faz com que aquele sangue que saiu de suas veias, volte pra elas. é por isso que a pessoa sente-se tão bem. Acontece que quando ela chega em casa não continua fazendo uso do soro e aí acaba sentido-se mal novamente; e como ele sabe que a melhora esta no hospital (que aplica o soro na veia) é pra lá que ela vai novamente. Veja bem: o uso do soro caseiro também é uma boa maneira de amenizar os sintomas da dengue. Entretanto, é necessário tem muito cuidado com a preparação do mesmo. Oriento a todos que"fervam a água mesmo que seja filtrada" e, sempre que possível, utilizem o soro de pacotinho que é distribuído gratuitamente nos Postos de Saúde.
.
Uma pessoa com dengue deve ingerir de 60 a 80 ml de líquido por quilograma a cada dia. 1/3 deste líquido deve ser de soro caseiro. Por exemplo, uma pessoa de 80 Kg deve ingerir de 4.800 a 6,400 ml por dia; deste volume, 1.600 a 2.150 ml deve ser de soro. O restante deve ser de outros líquidos como sucos, chás, água e vitaminas. Entretanto esta ingestão também não é aleatória. Metade deste líquido, incluído o soro, deve ser tomado na parte da manhã. A outra metade é dividida entre o período da tarde e da noite. assim a pessoa passa pela dengue de uma forma muito menos agressiva. 
.
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese